Outubro rosa pet

Saiba como detectar câncer de mama em cadelas e gatas

Saiba como detectar câncer de mama em cadelas e gatas

Outubro Rosa Pet reforça importância do diagnóstico precoce

Cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores mamários – 85% deles apresentam comportamento maligno. Assim como ocorre entre os humanos, o diagnóstico e o tratamento precoceo são essenciais para assegurar maiores chances de cura.

outubro rosa

O que é câncer de mama?

O câncer de mama, assim como outras formas da doença, é causado por alterações nas células da região afetada. Elas se tornam malignas, normalmente por conta de mutações, e acabam se transformando em tumores.

Quais são os sintomas do câncer de mama em animais?

O principal sintoma de câncer de mama nos animais é o surgimento de nódulos, que podem estar na cadeia mamária (próximos ou mais afastados das mamas) e também nos linfonodos (próximos às axilas e coxas, por exemplo).

Câncer de mama em cadela: saiba tudo sobre | Blog da Cobasi

Este nódulos surgem pequenos e podem ou não ter crescimento rápido. Caso não sejam devidamente tratados, podem evoluir para o que é conhecido como metástase, quando a doença atinge outros tecidos e órgãos.

No caso do câncer de mama, a metástase mais comum é a pulmonar. Por isso, casos avançados da doença podem trazer dificuldades respiratórias e outros sintomas associados.

Lembrando que nem sempre a presença de um tumor é, necessariamente, a presença de um câncer. Há tumores do tipo benigno, que são inofensivos. No entanto, eles são mais comuns em cadelas do que em gatas, já que estas têm 80% de chance de apresentar malignidade em formações mamárias.

Gatinha castrada

Como é diagnosticado o câncer de mama em cães e gatos?

O primeiro passo é encontrar o tumor. Por isso, recomendamos que você sempre apalpe todas as mamas de seus pets, avaliando se há qualquer mudança. Depois disso, são feitos exames para identificar se o problema é ou não um câncer.

Tumores de mama en la gata: diagnóstico y pronóstico

Uma possibilidade é a realização de uma citologia, que consiste na coleta de material com uma agulha. Apesar disso, ela nem sempre é conclusiva. Na maioria das vezes, o diagnóstico só pode ser fechado com a biópsia.

Câncer de mama em cadela: saiba tudo sobre | Blog da Cobasi

Para que isso seja feito, é preciso analisar o tumor após retirá-lo. Nessa etapa, também podem ser solicitados outros exames, como ultrassonografia e raio-x, além de testes sanguíneos. Isso é útil para identificar se existem possíveis metástases e para preparar o pet para a cirurgia de remoção.

Quais são as formas de tratar esse problema?

O tratamento vai variar de acordo com o tipo de câncer. Tudo começa com a retirada do tumor. Na maior parte das vezes, também é feita uma mastectomia, ou seja, a remoção das mamas do animal.

Cadelinha castrada

Isso pode ser feito em uma única etapa (mastectomia bilateral) ou em duas cirurgias distintas (mastectomia unilateral). Converse com o seu veterinário para descobrir qual é a melhor indicação para sua melhor amiga!

Depois, o tumor será analisado. É possível que seu bichinho passe, em seguida, por tratamentos como a quimioterapia e/ou a radioterapia. Cada caso é um caso!

É possível prevenir o câncer de mama em pets?

A boa notícia é: sim! O principal meio de prevenção dessa doença é a castração. A estimativa é que a esterilização de cadelas reduza o risco de desenvolvimento do câncer em até 99%, caso seja feita antes do primeiro cio do animal. À medida que o tempo passa, esse número diminui e as probabilidades aumentam.

Entre as gatas, ocorre algo semelhante. Estudos mostram que há uma redução na incidência caso a bichana seja castrada antes do primeiro cio. No entanto, a incidência não muda caso a cirurgia seja feita após esse evento e ela terá os mesmos riscos ao longo de toda a vida.

 

Gata castrada

 

Outubro Rosa Pet: faça a sua parte!

Não deixe de falar sobre o assunto com outras pessoas! A informação pode salvar vidas de cães e gatos.

Gostou de conhecer mais sobre o Outubro Rosa Pet? Agora é com você: agende o check-up da sua pet e cuide da saúde dela! Prevenir é sempre melhor do que remediar e o diagnóstico precoce é o seu melhor amigo no combate ao câncer.

Ah! Antes de ir, aproveite para compartilhar a postagem em suas redes sociais. Assim, seus amigos e conhecidos poderão conhecer as informações do Outubro Rosa Pet e cuidar dos seus próprios animais de estimação.